4 cuidados ESSENCIAIS que você PRECISA TER antes de fazer um EMPRÉSTIMO! #utilidadepublica

Olá, bem-vindos ao canal EconoMirna. Hoje falaremos sobre 4 cuidados essenciais que deve ter ao solicitar crédito. Fique ligado! Julietinha, que sempre vem lembrar você de se inscrever e apertar o sininho para receber notificação de vídeo novo, está falando que a única modalidade de crédito que ela já solicitou foi o cartão de crédito, mas que ela toma bastante cuidado. Hoje, o Serasa nos convidou para explicar para vocês quais coisas devemos saber antes de solicitar um empréstimo e não cair numa cilada. Primeira dica: defina o objetivo. Nós podemos solicitar empréstimo em várias situações, como trocar uma dívida com alta taxa de juros por uma dívida com taxa menor; comprar uma casa, um carro; viajar; abrir o próprio negócio; entre outros objetivos.

Mas em quais situações realmente vale a pena solicitar esse crédito? Será que em vez de solicitar crédito para adquirir um bem não seria melhor esperar e investir mensalmente para adquirir este bem futuramente? É claro que essa decisão vai depender da sua real necessidade. Mas pensando na questão dos juros, é muito melhor receber do que pagar juros. O mesmo vale para a casa própria.

Será que não é possível esperar e investir mensalmente para comprar o imóvel? Então, antes de solicitar um empréstimo, pense. Coloque na ponta do lápis e veja se ele é a melhor alternativa. Segunda dica: analise seu orçamento. Antes de solicitar empréstimo é preciso fazer um diagnóstico da sua atual situação financeira. Afinal, antes de entrar em uma dívida é preciso saber como sair dela. Muitas pessoas fazem o seguinte: “Meu objetivo é viajar. Sobra 200 reais do meu salário todo mês. Vou pegar um empréstimo de 180 reais dividido por 12 meses. Vou viajar e está tudo ótimo.” Não está tudo ótimo. E a reserva de emergência, você formou? Se acontecer alguma coisa nesses 12 meses e precisar comprometer o que sobra do seu orçamento, como vai pagar as prestações? Então, olho vivo! Terceira dica: compare as taxas. Nada de solicitar crédito no primeiro banco ou financeira que encontrar. Pesquise, pois as taxas de juros e custos variam muito. Ao pesquisar e comparar, além de analisar a taxa de juros, analise o CET (Custo Efetivo Total).

E lembre-se: quanto maior o número de parcelas do seu empréstimo, mais juros pagará. Para tornar essa busca por crédito muito mais prática e facilitar a comparação de taxas e custos, o Serasa eCred pode te ajudar, pois lá você vai encontrar várias opções. Vou mostrar na prática o que precisamos ficar atentos na hora de solicitar o crédito. Entrando na plataforma www.serasaecred.com.br, vou colocar que meu objetivo é pagar dívidas e vou selecionar a opção de mil reais em 12 meses. Fazendo o login, irão aparecer as ofertas pré-aprovadas. Você pode escolher a opção com juros menor, mas isso não quer dizer que é a opção de custo total menor. Porque outras tarifas e encargos podem ser cobrados. Analise principalmente o CET.

Quarta dica: cuidado com os golpes. Fiquem espertos, porque já vi muitas pessoas caindo em golpes. Elas pagam um valor antecipadamente e ficam a ver navios. Ou passam todos os dados pessoais para uma empresa de fachada que se aproveita da situação. Desconfie quando alguém pedir um adiantamento para você receber o dinheiro. E antes de passar todos os dados para a empresa pesquise o histórico, veja as reclamações e denúncias na Internet. Julietinha vem lembrar você de deixar o like e pedir que você conte sua experiência, caso já tenha solicitado um empréstimo. E ela disse para que tenha juízo com as suas finanças. Um beijo para cada um de vocês e até o próximo vídeo. .

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui