Atrasei a FATURA do CARTÃO de CRÉDITO! E agora, quanto vou PAGAR?! (É PIOR DO QUE VOCÊ IMAGINA)

Olá, bem-vindo ao canal EconoMirna. Hoje mostrarei o péssimo negócio que você fez ao atrasar a fatura do seu cartão de crédito. Antes de começarmos este vídeo, faça a sua boa ação do dia e compartilhe. Porque muitas pessoas acham que cartão de crédito é só alegria. Ele é só alegria se você pagar sua fatura em dia. Caso contrário, é só tristeza. E se você estiver chegando agora no canal, seja muito bem-vindo. Se inscreva por aqui e aproveita e deixa o like para a gente. Atrasou a fatura do seu cartão de crédito e está aí desesperado querendo saber o tamanho do problema que você se meteu? Acredite, é pior do que você imagina.

Quando você atrasa sua fatura ou paga uma quantia inferior ao pagamento mínimo, o que acontece? Geralmente é cobrado na fatura os encargos por atraso, que são: a multa de até 2%, esse é o máximo que pode chegar e os juros de mora de até 1% ao mês. Olha na sua fatura que estará lá descrito se tem essa multa e os juros de mora. Também será cobrado os juros, mais o IOF, mais o IOF diário sobre o valor que não foi pago desde o vencimento da fatura até o momento que você pagou a fatura integralmente. Se você pagar um valor inferior ao valor total da fatura o que fica entre o valor de pagamento mínimo e o máximo, veremos o que acontece. Serão cobrados os juros, mais IOF, mais o IOF diário sobre o saldo remanescente, o valor que não foi pago. Desde o momento de vencimento da sua fatura até o pagamento integral ou até a data de corte da próxima fatura.

Vamos para um exemplo prático, porque sei que tem muitas pessoas se perguntando como que vão calcular isso. Papel e caneta na mão. Você atrasou por 10 dias a fatura do seu cartão de valor total de mil reais. Quanto será que vai pagar no próximo mês? Vamos supor que a multa seja de 2% os juros de mora de 1% ao mês, que é o que é normalmente cobrado no mercado, e os juros rotativos de 15% ao mês. Veremos quanto isso vai dar. Calculando o valor da multa, 2% de mil reais dará 20 reais de multa. Os juros de mora de 1% ao mês dividindo por 30 dias dará 0,033% ao dia. Multiplicando isso por 10 dias e por mil reais vai dar 3,30 reais. Agora vamos calcular o IOF de 0,38% mais o IOF diário de 0,0082%. 0,38% de mil reais vai dar 3,80 reais. Já o IOF de 0,0082% a gente multiplica pelos 10 dias de atraso vezes o valor total da fatura de mil reais que no final vai dar 0,82 centavos. O valor total de IOF deu 4,62 reais. Não esquecendo dos juros rotativos. Se você não lembra aquela fórmula da escola de juros compostos onde o montante é igual ao capital vezes um mais a taxa elevado ao tempo, está relembrando agora.

É só colocar cada coisa no seu lugar e fazer a conta. Fazendo este cálculo, nós pagaremos de juros rotativo 47,20 reais por 10 dias de atraso. Somando tudo, multa, juros de mora, IOF mais os juros rotativo, no final você estará pagando a mais R$ 75,12. É muita coisa para 10 dias de atraso. Agora vamos para outra situação onde você não atrasa a fatura, mas vai na data de vencimento e paga o valor mínimo.

Ou seja, você não atrasou, então não tem a multa nem os juros de mora. Você vai pagar somente os juros rotativo mais o IOF. Supondo que você pagou o valor mínimo, 15% do valor total da fatura que é 150 reais, sobrou 850 reais para você pagar. Vamos fazer os cálculos. Vamos começar pelo IOF de 0,38% vezes 850 que vai dar 3,23 reais. Calculando o IOF diário de 0,0082% vezes 30 vezes 850 reais, vai dar no total 2,09 reais. Então, somando IOF mais IOF diário temos 5,32 reais. Agora fazendo a conta dos juros compostos, lembrando que os juros rotativos é de 15% ao mês neste exemplo, nós temos 85 reais. Somando os dois dará 90,32 reais na sua próxima fatura. Isso porque eu calculei para 30 dias. Não se esqueça que, no cartão de crédito, os juros são compostos e crescem em exponencial que vira uma bola de neve que você perde de vista. Portanto, juízo com seu cartão. Não atrase a sua fatura. Mantenha as contas sempre em dia. Enfim, a ideia deste vídeo é mostrar para você como fazer as contas do seu cartão que está em atraso para você ter uma noção do que será cobrado na próxima fatura e não se assustar com o valor que vem pela frente.

Se você gostou desse vídeo, deixa o like para mim e para a Julietinha. A bichinha adora um like. Pode compartilhar à vontade, que não faz mal e nós adoramos. Um beijo para cada um de vocês e até o próximo vídeo. Tchau. .

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui